Empresas   Contactos 


O que é o PECS?

Picture Exchange Communication System (Sistema de Comunicação por Troca de Imagens)

Desenvolvido por Andrew S. Bondy, PhD, e Lori Frost, MS, CCC/ SLP

O PECS foi desenvolvido em 1985 como um sistema exclusivo de intervenção aumentativa /alternativa na comunicação, destinado a indivíduos com perturbação do espectro do autismo e outras perturbações do desenvolvimento. Usado pela primeira vez no Delaware Autistic Program, o PECS tem recebido reconhecimento mundial por se focar na componente de iniciação da comunicação. O PECS não exige materiais complexos ou caros. Foi criado a pensar nas famílias, nos educadores e nos prestadores de cuidados, pelo que é facilmente utilizado numa diversidade de contextos.

O PECS começa por ensinar uma pessoa a dar uma imagem de um item desejado a um "parceiro comunicativo", que imediatamente aceita a troca como um pedido. O sistema passa depois a ensinar a discriminação de imagens e como as combinar para formar frases. Nas fases mais avançadas, as pessoas são ensinadas a responder a perguntas e a fazer comentários.

 

O protocolo de ensino PECS é baseado no livro de B. F. Skinner, “Comportamento Verbal, pelo que os operantes verbais funcionais são sistematicamente ensinados usando estratégias de ajuda e de reforço que conduzirão a uma comunicação independente. Não são utilizadas ajudas verbais, criando assim iniciação imediata e evitando a dependência de ajudas.

O PECS tem sido bem-sucedido com indivíduos de todas as idades portadores de dificuldades comunicativas, cognitivas e físicas variadas. Alguns alunos utilizadores do PECS também desenvolvem a fala. Outros podem transitar para um sistema gerador de voz. A investigação de suporte à eficácia do PECS continua em expansão, com pesquisa em países de todo o mundo.

 

As seis fases do PECS

FASE I
Como comunicar
Os alunos aprendem a trocar imagens individuais por itens ou atividades que desejam..

FASE II
Distância e Persistência
Utilizando ainda imagens individuais, os alunos aprendem a generalizar esta nova competência através da sua utilização em lugares diferentes, com pessoas diferentes e a distâncias variadas. Também são ensinados a serem comunicadores mais persistentes.

FASE III
Discriminação de imagens
Os alunos aprendem a escolher entre duas ou mais imagens para pedir as suas coisas favoritas. As imagens encontram-se num dossiê de comunicação - uma pasta de argolas com tiras de Velcro® onde as imagens estão armazenadas e de onde são facilmente removidas para comunicar.

FASE IV
Estrutura da frase
Os alunos aprendem a construir frases simples numa tira de frase destacável usando uma imagem "Eu quero" seguida de uma imagem do item que está a ser solicitado.

Atributos e Expansão de vocabulário
Os alunos aprendem a expandir as suas frases, adicionando adjetivos, verbos e preposições.

FASE V
Responder a perguntas
Os alunos aprendem a usar o PECS para responder à pergunta: "O que queres?"

FASE VI
Comentar
Nesta fase, os alunos aprendem a comentar em resposta a perguntas como: "O que vês?", "O que ouves?" e "O que é isso?" Eles aprendem a compor frases começando por "Eu vejo", "Eu ouço", "Eu sinto", "É um", etc.

Picture Exchange Communication System®, PECS®, e Pyramid Approach to Education® são marcas registadas da Pyramid Educational Consultants, Inc


Warning: mysql_close(): no MySQL-Link resource supplied in /home/pecsport/public_html/pecs.php on line 279