Na Pyramid, o nosso objetivo é ajudar pessoas com perturbações do desenvolvimento, autismo e/ ou desafios de comunicação a aprender a moldar as suas próprias vidas e a participar no mundo ao seu redor. Usando uma combinação de largo espectro de applied behavior analysis (análise comportamental aplicada) e práticas suportadas por pesquisa e resultados positivos, damos aos alunos as competências para dizerem o que querem, o que precisam, o que veem e os ambientes educativos personalizados que precisam para aprender e crescer com maior independência.

A empresa foi fundada em 1992 por Andy Bondy, PhD., e Lori Frost, MS, CCC-SLP, criadores do Picture Exchange Communication System (PECS, Sistema de Comunicação por Troca de Imagens) e da Abordagem da Pyramid à Educação. Eles desenvolveram estas práticas com foco na comunicação funcional, aprendendo e projetando estratégias de ensino que apoiem os alunos nos seus ambientes e atividades quotidianos. À medida que a empresa se expandiu pelos Estados Unidos e noutros países, cada vez mais alunos de todas as idades, juntamente com as suas famílias, os seus professores e equipas de apoio, beneficiaram e continuam a beneficiar do PECS e da Abordagem da Pyramid.

Nossos Valores

Somos uma organização inovadora e dedicada, focada em trazer mudança positiva nas vidas das pessoas. Valorizamos os processos criativos e colaborativos necessários ao contributo para o crescimento dos nossos clientes e colaboradores. Baseamo-nos em evidência e adaptamo-nos às mudanças frequentes no ambiente e às necessidades dos alunos, famílias e comunidades que servimos.

A nossa equipa agora abrange todo o mundo e é formada por profissionais oriundos de diversos contextos que compartilham a paixão de oferecer às pessoas de todas as idades as competências que as ajudarão a viver as suas vidas, no presente e no futuro. Damos formação numa ampla gama de tópicos, incluindo PECS, Abordagem da Pyramid à Educação, comunicação e comportamento. Disponibilizamos consultoria no domicílio, na escola, no trabalho e na comunidade, para ajudar a sua equipa a descobrir que estratégias melhor se adequam ao seu aluno. Se tiver dúvidas ou quiser conectar-se a outras pessoas que enfrentam desafios semelhantes, pode juntar-se à nossa comunidade online. Também oferecemos uma seleção de produtos projetados para utilizar com o PECS e para ajudar os alunos na sala de aula, na comunidade e na vida diária. Pode ver os vídeos de demonstração dos nossos produtos e é sempre um prazer ajudá-lo a escolher que materiais funcionarão melhor no seu caso.

Sabemos o quanto se dedica a ajudar o seu aluno a construir a melhor vida para si e gostaríamos de apoiá-lo nesse processo.

A nossa missão

A Pyramid Educational Consultants é a fonte mundial da Abordagem Pyramid à Educação e do Sistema de Comunicação por Troca de Imagens (PECS). O nosso objetivo é fornecer a mais elevada qualidade de formação, consultoria e apoio aos pais, cuidadores e profissionais na área do autismo e das deficiências de desenvolvimento. Utilizando intervenções funcionais, práticas e baseadas em provas, o nosso objetivo é ensinar os indivíduos a comunicar eficazmente, a funcionar de forma independente e a serem produtivos nas suas escolas, em casa, no local de trabalho e na comunidade.

Declarações

LINGUAGEM QUE PRIORIZA A IDENTIDADE E A PESSOA

Cada pessoa é única, e nem todas gostam de ser descritas da mesma forma. Algumas pessoas preferem ser identificadas pela sua “identidade em primeiro lugar”, enquanto outras preferem ser tratadas com a “pessoa em primeiro lugar”. Para sermos respeitosos e inclusivos, usamos os dois tipos de linguagem nas nossas apresentações, sites e comunicações. Nas nossas consultas ou interações pessoais, respeitamos sempre a preferência do indivíduo e seguimos a orientação de seu cuidador ou da equipa educativa que o apoia.

A ABORDAGEM DA PIRÂMIDE PARA A EDUCAÇÃO, PECS E ABA (ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA)

A Análise Comportamental Aplicada (ABA) é uma abordagem científica que estuda o comportamento e as condições que o influenciam. Começou com o foco em ajudar as pessoas a reduzir e substituir comportamentos perigosos por alternativas mais seguras. Outro foco importante da ABA tem sido a aquisição de competências em contextos como escola, casa e a comunidade.

A ABA cresceu e passou a abranger vários campos, incluindo educação, apoio a portadores de deficiência, gestão de comportamento organizacional e psicologia clínica. Uma área em que a ABA ganhou significativo reconhecimento público é a da intervenção no autismo. O sucesso da ABA nesse campo levou ao desenvolvimento de vários programas públicos e privados e ao reconhecimento pelos provedores de seguro médico, que agora em muitos países apoiam esses serviços.

Entretanto, há muitas abordagens diferentes para o ensino da comunicação na ABA. Algumas se concentram na fala, outras na linguagem gestual e outras usam vários métodos, inclusive suportes visuais, como o Picture Exchange Communication System (PECS).
Os fundadores da nossa empresa desenvolveram o PECS e a Abordagem da Pirâmide em escolas públicas, trabalhando com crianças, adolescentes e jovens adultos com idades entre 18 meses e 21 anos. A nossa abordagem tem como base a ciência do ensino, a análise comportamental, a educação e a terapia da fala. Enfatiza a importância do desenvolvimento de competências funcionais e da integração da comunicação em todas as atividades e ambientes, com o objetivo de ajudar os indivíduos a se tornarem independentes e a defenderem os seus interesses.

Apesar de algumas críticas à ABA pela sua ênfase anterior com a conformidade e a repetição, o PECS tem sido consistentemente relatado como tendo resultados positivos. Nos últimos 30 anos, não houve reações negativas fortes de indivíduos que aprenderam a utilizar o PECS através de profissionais bem treinados. Pelo contrário, muitos mostraram desenvolvimento socioemocional e melhoria na comunicação.

Na Pyramid, colaboramos com educadores, famílias e alunos para desenvolver competências através de objetivos significativos e materiais funcionais. A abordagem da Pirâmide à educação incentiva as pessoas a fazerem perguntas e fornece estratégias para avaliar a eficácia das aulas. As nossas conversas com pais de alunos que precisam de apoio revelaram consistentemente que eles desejam os mesmos resultados para os seus filhos que todos os outros pais: que os seus filhos sejam felizes e participem ativamente da sociedade, inclusive conseguindo um emprego e vivendo da forma mais independente possível.
O nosso objetivo é ajudar as pessoas a alcançar esses resultados usando estratégias de ensino eficazes, adaptadas aos seus estilos únicos de aprendizagem.

SISTEMA DE COMUNICAÇÃO POR TROCA DE IMAGENS (PECS)

Enquanto trabalhavam em escolas públicas, os nossos fundadores, Lori Frost e Andy Bondy, desenvolveram o PECS como um método para ensinar jovens alunos a comunicar os seus desejos, apresentando a alguém uma imagem de algo de que gostavam, queriam ou precisavam. Isso levou à criação do Picture Exchange Communication System (PECS), uma abordagem comprovada que ajuda os alunos a adquirir competências de comunicação, permitindo que eles interajam de forma independente com os outros.
As abordagens tradicionais que se baseiam em apontar para imagens para transmitir desejos e necessidades tiveram um sucesso mínimo.

O protocolo do PECS evoluiu e expandiu o uso de imagens para incluir competências como a seleção de imagens, a superação de barreiras como distância e esforço, a construção de frases com atributos e adjetivos e a realização de comentários e respostas a perguntas. As observações iniciais mostraram que o PECS teve um impacto imediato, ajudando um grupo diversificado de indivíduos a desenvolver uma ampla gama de competências de comunicação para uso em várias situações. Esse facto foi comprovado por centenas de publicações em todo o mundo.

Desde a sua criação em 1985, o PECS tem-se mostrado eficaz para centenas de milhares de crianças, adolescentes e adultos. Embora as nossas estratégias de ensino sejam adaptadas às caraterísticas comportamentais e de aprendizagem exclusivas de cada indivíduo, nenhuma estratégia é universalmente aplicável. Isso aplica-se ao PECS.
Algumas crianças usam o PECS temporariamente antes de adquirirem a fala como seu principal método de comunicação, enquanto outras desenvolvem um extenso reportório baseado em imagens sem uma fala funcional significativa, tornando-se apropriada a transição para um dispositivo gerador de fala (SGD). Para alunos com competências de apontar imagens e competências de atenção partilhada, como contacto ocular ou outras competências interpessoais, um SGD pode ser adequado desde o início.

Evitamos uma abordagem de “tamanho único”, insistindo em estratégias individualizadas.
A nossa equipa colabora estreitamente com as famílias e trabalha diligentemente com os prestadores de serviços para identificar a melhor modalidade de comunicação, com base no conjunto de competências e necessidades atuais de cada aluno. Capacitamos os indivíduos com competências para os ajudar a comunicar de forma significativa e funcional nos seus contextos por meio da modalidade mais eficaz.

O PECS É BASEADO EM COMPLACÊNCIA?

A resposta à pergunta: “O PECS é baseado em complacência” é um sonoro “Não!” Algumas pessoas sugerem que a primeira fase do PECS® envolve complacência porque o aluno precisa de dar uma imagem para obter um item desejado. “Se eu sei que a criança quer a bola porque a vejo a pegar na bola, por que simplesmente não a dou? Por que insistir na troca?” Devemos dar uma bola para a criança só porque ela a quer? A resposta é: às vezes! A resposta não é: sempre. É claro que, em algumas ocasiões, devemos simplesmente ser gentis e dar às crianças coisas que elas gostam e apreciam. Entretanto, pense no que aconteceria se tentássemos fazer isso o tempo todo. Teríamos de observar continuamente o que a criança quer, momento a momento, antecipando cada desejo até ao limite do possível e também esperar que nunca cometêssemos um erro. Essa abordagem não seria apenas um desafio para ser implementada em todos os ambientes e pessoas, mas, mais importante, seria um mau serviço para o desenvolvimento das competências do aluno.

As primeiras fases do Protocolo PECS concentram-se em ensinar ao aluno que a comunicação envolve a transmissão de uma mensagem a outra pessoa. O nosso foco está no ensino imediato de competências significativas de comunicação que são consideradas essenciais para todos, portanto, a nossa implementação inicial concentra-se nos interesses do aluno. Todos precisam aprender a solicitar algumas coisas e atividades (ou a remoção delas), pedir ajuda, sinalizar a necessidade de um intervalo, responder a perguntas como “Queres isto?”, esperar, fazer a transição e seguir instruções funcionais. Sem essas competências de comunicação universalmente essenciais, surgem sérias barreiras para o aluno e para as pessoas que interagem com ele.

O protocolo do PECS difere de outras estratégias de comunicação porque prioriza ensinar os indivíduos a iniciar a comunicação, em vez de esperar que um parceiro de comunicação inicie, por exemplo, perguntando aos alunos o que eles querem. O parceiro de comunicação espera sempre que o aluno inicie ou “vá primeiro” na interação. Quando ensinamos um aluno a comunicar usando o PECS, estamos a direcionar a sua motivação autodirecionada para um item ou atividade para uma forma de comunicação que é mais fácil e universalmente compreendida pelos outros. O alcance do aluno para um item é orientado para a comunicação de um pedido a outra pessoa. Se o aluno protestar ou resistir com veemência, paramos imediatamente de fornecer orientação para a troca de imagens. Trabalhamos rapidamente para identificar o que ele precisa ou no que está interessado, mas nunca forçamos a comunicação. O nosso objetivo é a comunicação independente e autónoma, portanto, eliminamos TODAS as ajudas o mais rapidamente possível com base no progresso do aluno.

Iniciar a comunicação e fazer pedidos são as primeiras competências ensinadas no PECS, e o protocolo leva ao ensino de comentários (por exemplo, “Sinto”, “É”, “Eu não gosto” e muito mais!), respondendo a perguntas e participando em conversas. Trabalhamos rapidamente para ensinar aos nossos alunos competências de auto-representação, a começar pela indicação de “não”, e trabalhamos diligentemente para honrar as suas escolhas. O PECS não se limita a ensinar as pessoas a pedir coisas, mas a pedir ajuda, a participar em atividades com outras pessoas, a fazer perguntas, a indicar quando não querem algo, a partilhar os seus pensamentos e sentimentos e outras competências importantes para elas.

O protocolo do PECS trabalha com as motivações do aluno, mas não exige ou requer complacência. É um direito fundamental de todas as pessoas adquirir competências de comunicação funcional, o que inclui solicitar ações, coisas e eventos. Essas competências são fundamentais para apoiar a autodefesa e a independência. À medida que os nossos alunos desenvolvem essas competências essenciais, tornam-se capacitados para expressar as suas opiniões, agir em seus ambientes e ter mais opções e oportunidades disponíveis.

Onde Estamos Atualmente

Agência Pyramid
Serviços Pyramid Prestados

Os nossos consultores operam em países de todo o mundo, proporcionando estratégias eficazes e mudanças positivas na vida de indivíduos com necessidades, metas e perspetivas variadas. O Picture Exchange Communication System (PECS) e a Abordagem da Pyramid à Educação são amplamente respeitados nas áreas do autismo e da applied behavior analysis (análise comportamental aplicada) e merecem a confiança daqueles que os usam todos os dias para comunicar, aprender, trabalhar e viver. Até hoje, os nossos textos fundamentais, “The PECS Training Manual” e “The Pyramid Approach to Education”, foram atualizados e traduzidos para 15 línguas. A Pyramid opera agências em 15 países e continua a crescer. Além disso, colaboramos com organizações locais em todo o mundo para tornar os nossos métodos acessíveis a qualquer pessoa que possa tirar benefício deles.

Quem Ajudamos

Crianças e Adultos

Os nossos serviços ajudam indivíduos com autismo e uma série de outros desafios, desde atrasos de desenvolvimento e deficiências físicas e intelectuais até deficiências auditivas, lesões cerebrais e quaisquer outras condições que imponham obstáculos às atividades funcionais diárias. Alunos com comunicação vocal limitada ganham voz através do Picture Exchange Communication System (PECS), aprendendo a interagir e a desenvolver competências para uma vida inteira de aprendizagem. Usando a Abordagem da Pyramid à Educação, adaptamos a sala de aula às diversas necessidades dos alunos, ajudando-os a aprender efetivamente desde o primeiro momento. Usamos as mesmas ferramentas para ajudar adolescentes e adultos, enquanto frequentam a escola, o trabalho e a comunidade. À medida que os nossos clientes e as suas equipas de apoio percebem o percurso de vida a seguir, nós ajudamo-los a desenvolver as competências funcionais que podem aplicar às suas interações e atividades diárias.

Quando consultamos os indivíduos, adotamos uma abordagem única para cada caso, primeiro ouvindo o que eles querem alcançar e depois implementando o plano que melhor funciona segundo a sua equipa. Podemos ir ao seu encontro, qualquer que seja o local ou o modo que funciona melhor consigo, em casa, na escola, num centro clínico, online por via presencial à distância ou através de consulta por telefone ou vídeo.

Profissionais

Através das nossas formações e dos nossos workshops, oferecemos aos profissionais as ferramentas necessárias para começarem a ensinar imediatamente competências funcionais aos alunos. Com fundamentação teórica, exemplos práticos e oportunidades de treino prático com um consultor experiente, cada um dos nossos workshops prepará-lo-á para implementar os nossos protocolos. Os nossos workshops abrangem diversos tópicos e são frequentados por profissionais de vários campos. Seja qual for o seu papel ou a sua equipa de trabalho, o nosso objetivo é fornecer-lhe a orientação para adaptar os nossos métodos ao seu ambiente específico.

Os nossos consultores trabalham com escolas e instalações para as apoiar no uso dos nossos sistemas para criar melhores ambientes de aprendizagem. Dar a cada aluno as competências funcionais necessárias para gerir a vida do dia-a-dia promove um ambiente de aprendizagem interativo e inclusivo, no qual todos são apoiados para alcançar o seu potencial. Podemos ajudá-lo a organizar a sua sala de aula e o seu currículo utilizando a Abordagem da Pyramid, ajudar a sua equipa a criar e trabalhar em prol de metas partilhadas e colaborar na superação dos obstáculos, à medida que os seus alunos desenvolvem as suas competências.

Famílias

A capacidade de comunicar entre si permite que todos os membros da família prosperem e se tornem mais capazes de se apoiarem mutuamente. As nossas estratégias destinam-se a ajudar os indivíduos a terem sucesso, não apenas numa sala de aula, mas em casa, na comunidade e em qualquer lugar, e os cuidadores e irmãos são membros importantes da equipa neste processo. Projetámos as nossas ferramentas de forma a serem úteis para todos os membros da família e facilmente incorporadas em agendas preenchidas, oferecendo oportunidades ao longo da semana para comunicarem e construírem competências. Algumas famílias trabalham connosco ao início para que o aluno dê os primeiros passos, com outras construímos relações de consultoria durante vários anos. Seja qual for o tempo que passamos com a sua família, dedicamo-nos a ajudá-lo a alcançar os seus objetivos.

Os pais que participam nas nossas formações obtêm capacitação para usar os nossos métodos através de conselhos práticos, demonstração e roleplaying (simulação de papéis). Os nossos consultores irão conduzi-lo através dos fundamentos teóricos e prepará-lo para usar no imediato essas ferramentas e estratégias com o seu filho. É sempre um prazer dar-lhe orientação enquanto avança, respondendo às suas perguntas e ajudando-o a abordar os desafios à medida que vão surgindo.